Topo

Coronavírus: Brasileiros são liberados da quarentena e deixam Anápolis

23/02/2020 13h02

Depois de passarem por três baterias de testes em duas semanas para descartar possibilidade de contaminação, repatriados da China serão transportados em aviões da FAB para suas respectivas cidades.

Após 14 dias de quarentena, os 58 brasileiros que estavam confinados na base aérea de Anápolis (GO) para a realização de testes para descartar a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus foram liberados.

No grupo estão os 34 repatriados de Wuhan, na China, epicentro do atual surto, além de médicos e outros profissionais que tiveram contato com os que foram resgatados.

Segundo o ministério da Defesa, a terceira bateria de testes, realizada nesta sexta-feira (21/02), trouxe novamente resultado negativo para o novo coronavírus.

Os repatriados serão transportados em aeronaves da FAB para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pará e Brasília.

Dois deles embarcarão ainda voos comerciais a partir da capital federal para o Maranhão e Rio Grande do Norte.

O retorno se deu quatro dias antes do previsto - inicialmente, foi anunciado que a quarentena duraria 18 dias.

Antes da partida, houve uma cerimônia com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Coreia do Sul em alerta máximo

Neste domingo, a Coreia do Sul declarou nível mais alto de alerta diante do aumento no número de casos da doença.

Seis pessoas morreram no país e outras 600 foram infectadas.

Na China, onde o novo coronavírus foi detectado em dezembro do ano passado, o total de mortes chegou a 2.442, com 76 mil pessoas infectadas.

O presidente chinês, Xi Jinping, descreveu o surto como "a maior emergência de saúde pública" do país na História recente.

Diante do aumento no número de casos, Itália e Irã anunciaram medidas para tentar conter o avanço da doença.

Na Itália, onde há mais de 100 pessoas contaminadas, cidades como Milão e Veneza estão em quarentena. A medida "extraordinária" foi implementada após a morte de dois cidadão italianos pela doença.

O Irã contabiliza oito mortos e 43 casos confirmados. Em decorrência do cenário, escolas, universidades e centros culturais em 14 províncias ficarão fechados a partir de hoje (23/02).

No Brasil, há no momento apenas um caso suspeito da doença.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=40_bB7h7GOE

https://www.youtube.com/watch?v=mayLXGoAz1c

https://www.youtube.com/watch?v=qux4_-ImU78