Topo

Esse conteúdo é antigo

Eclipse com superlua de sangue: imagens do fenômeno em várias partes do mundo

16/05/2022 09h23

Astrônomos profissionais e amadores tiveram um começo de semana especial graças a um fenômeno impressionante e incomum: uma super lua de sangue.

Astrônomos profissionais e amadores tiveram um começo de semana especial graças a um fenômeno impressionante e incomum: uma superlua de sangue.

Pouco depois das meia noite e meia na madrugada de domingo para esta segunda-feira (16/5, horário de Brasília), a Terra orbitou exatamente entre o Sol e a Lua por alguns minutos.

A Lua ficou eclipsada pela Terra e adquiriu temporariamente uma cor vermelha escura profunda.

Isso acontece porque a luz solar é projetada através da atmosfera da Terra para a superfície sombreada da Lua.

O eclipse lunar desta semana coincidiu com outro fenômeno: uma superlua, que ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita e, portanto, parece maior do que o normal.

A melhor hora para observar a superlua foi às 0h39, quando o eclipse lunar completo começou e passou a ser visível no Hemisfério Ocidental.

Durante quase uma hora e meia depois, a única luz solar que atingiu a Lua atravessava a atmosfera da Terra, tornando-a vermelha.

No Brasil e nos Estados Unidos, onde houve céu limpo, o espetáculo foi plenamente apreciado. Na Europa, o fenômeno só foi visível por um curto período de tempo.

"Se você fosse um astronauta na Lua, olhando para a Terra, veria um anel vermelho se expandindo ao redor do nosso planeta", disse Gregory Brown, astrônomo do Observatório Real de Greenwich, em Londres, em entrevista à BBC.

Veja imagens do fenômeno em diferentes países:

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=AyXpfPdDOhw

https://www.youtube.com/watch?v=oZTlnZWfyY8