Topo

Lula eleito: líderes mundiais parabenizam petista por vitória na eleição

30/10/2022 20h58

Pouco depois do resultado da eleição brasileira ser confirmada, vários governos e líderes mundiais publicaram mensagens saudando o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por meio de notas oficiais e de postagens no Twitter, vários governos e líderes mundiais parabenizaram, na noite deste domingo (30/10), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua eleição à Presidência do Brasil.

A Casa Branca divulgou duas mensagens, uma em inglês e outra em português, em nome do presidente americano, Joe Biden. O texto ratifica a idoneidade do processo eleitoral brasileiro: "Parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalhar junto para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos."

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou telegrama ? divulgado pelo Kremlim ? no qual diz: "por favor, aceite meus sinceros parabéns (...) os resultados das eleições confirmam a sua impressionante autoridade política. Eu espero que através de nossos esforços conjuntos possamos buscar o desenvolvimento de uma cooperação russo-brasileira em todas as áreas".

O presidente ucraniano Volodymir Zelensky publicou em seu Twitter uma mensagem em português. "Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica Ucrânia-Brasil para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!"

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, parabenizou Lula pelo Twitter. Sunak assumiu o poder na semana passada. "Eu espero trabalhar em conjunto sobre os temas relevantes para o Reino Unido e para o Brasil, do crescimento econômico global à proteção dos recursos naturais do planeta e promoção de valores democráticos".

O premiê canadense Justin Trudeau disse que "o povo do Brasil falou".

"Espero trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, para entregar resultados a canadenses e brasileiros, e fazer avançar prioridades conjuntas ? como proteger o ambiente. Parabéns, Lula!"

Alberto Fernández, presidente da Argentina, postou duas fotos com Lula e uma sequência de tuítes celebrando a vitória do petista e da democracia brasileira (tradução livre): "Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Aqui, tens un companheiro para trabalhar e sonhar grandemente pelo bom viver dos nossos povos. Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil te elegeu, e a democracia triunfou."

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também publicou no Twitter uma foto com Lula e a legenda: "Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo."

O presidente do Chile, Gabriel Boric, compartilhou uma imagem postada por Lula ? com a mão sobre a bandeira do Brasil ? e escreveu: "Lula. Alegria!".

Luis Arce, presidente da Bolívia, postou uma foto de Lula em uma carreata e a legenda: "Felicidades, irmão Lula, presidente eleito de Brasil. Tua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Estamos seguros que conduzirás o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social."

Ainda antes de o resultado ser confirmado pelo TSE, durante a apuração, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, postou no Twitter uma breve saudação ao presidente eleito: "Viva Lula."

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também postou fotos de Lula e uma mensagem: "Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos decididos a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Felicitações a Lula! Um grande abraço!"

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou escreveu: "Saudamos o presidente eleito do Brasil, Lula. Confiamos no trabalho para um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhor as muito boas relações bilaterais."

O presidente peruano Pedro Castillo, como Gabriel Boric, compartilhou foto que havia sido postada mais cedo por Lula. Castillo publicou com a imagem um pequeno texto: "O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o companheiro Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Seu triunfo é fundamental para fortelecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria."

Guillermo Lasso, presidente do Equador, também publicou uma mensagem em sua conta no Twitter: "Parabenizo Lula por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, seguiremos fortalecendo a amizade e a cooperação entre nossos países, por melhores dias para nossos cidadãos. Nossa região segue se integrando na pluralidade."

O presidente do Paraguai, Marito Abdo, também parabenizou o petista: "Nossas felicitações a Lula como novo presidente eleito da República Federativa do Brasil e ao irmão povo brasileiro por esse processo eleitoral. Esperamos seguir trabalhando juntos pela prosperidade dos nossos povos."

De Portugal, o primeiro-ministro António Costa escreveu: "Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais."

Emmanuel Macron, presidente da França, publicou no Twitter mensagens parabenizando Lula, uma escrita em francês e outras em português: "Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países."

A embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, elogiou a condução do processo eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma sequência de tuítes: "Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial do TSE na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência."

"Parabenizo Lula pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo", continuou Hopkins.

A embaixada da China no Brasil postou ter tomado "conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE": "Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Fazemos os melhores votos por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil."