O que se sabe sobre explosão em Istambul que matou ao menos 6 e feriu dezenas
A explosão aconteceu em uma movimentada área comercial no coração da cidade turca.
Pelo menos seis pessoas morreram e 81 ficaram feridas neste domingo (13/11) em uma explosão em uma área movimentada do centro de Istambul, segundo informações do governador da cidade turca.
Ali Yerlikaya disse no Twitter que a explosão aconteceu por volta das 16h20 do horário local (10h20, no horário de Brasíila), em uma rua comercial na região da Praça Taksim.
Ainda não está claro o que causou a explosão. Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do impacto.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que quem causou a explosão será punido.
Falando em uma entrevista coletiva em Istambul, ele condenou o que chamou de "ataque vil" e disse que "o cheiro de terror" estava no ar.O ministro da Justiça, Bekir Bozdag, disse à mídia turca que uma mulher estava sentada em um banco na área por mais de 40 minutos, saindo minutos antes da explosão.
Até agora, ninguém assumiu a responsabilidade pela explosão.O ministro Derya Yanik escreveu em um tuíte que um funcionário do governo e sua filha estavam entre as vítimas.
Serviços de emergência estão no local prestando atendimento aos atingidos. Helicópteros estão circulando a área.
A correspondente da BBC News Orla Guerin, que está na área, disse que havia uma forte presença policial em torno da rua Istiklal, que foi isolada.
Muitos lojistas ficaram parados em suas portas na rua normalmente movimentada pareciam atordoados, disse ela, acrescentando que o incidente será um choque para muitos na cidade.Hayat, que estava em um cibercafé na rua Istiklal quando a explosão ocorreu, disse que houve tumulto após a explosão."Vi pessoas correndo e feridos passando em direção ao hospital", disse ela.
Outra testemunha, Cemal Denizci, estava a cerca de 50 metros de onde a explosão ocorreu. "Havia fumaça preta. O barulho era tão forte, quase ensurdecedor", disse ele à agência de notícias AFP.Eyup, de 20 anos, disse que os moradores de Istambul estão com "medo" após o ataque, acrescentando que mais pessoas podem optar por ficar longe de áreas lotadas como Taksim.A rua - uma das principais da cidade, geralmente cheia de compradores - já foi alvo de um homem-bomba em 2016.
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63617266
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.