Morre no Japão o homem mais velho do mundo

Yasutaro Koide tinha 112 anos. Ele dizia que seu segredo para a longevidade era viver com alegria, além de não fumar, não beber e evitar exageros.

O homem mais velho do mundo, o japonês Yasutaro Koide, morreu nesta terça-feira (18/01) em Nagoia, no Japão. Ele tinha 112 anos e foi vítima de insuficiência cardíaca e pulmonar.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Koide morreu no hospital em Nagoia, onde estava internado devido a problemas no coração.

Koide nasceu no dia 13 de março de 1903 e morreu dois meses antes de completar 113 anos. Ele dizia que seu segredo para a longevidade era não fumar, não beber, evitar exageros e viver com alegria.

O japonês era alfaiate de profissão. Em agosto de 2015, ele foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo - após a morte, em julho, de outro japonês que ostentava a marca.

O homem mais velho do Japão é agora Masamitsu Yoshida, de 111 anos. Ele nasceu em Tóquio no dia 30 de maio de 1904. Ainda não está claro se ele assumirá o título de Koide. Segundo registros familiares do Japão, o país possui mais de 61 mil pessoas com mais de cem anos, sendo 90% delas mulheres.

A pessoa mais velha do mundo é a americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos. Ela nasceu em Nova York, no dia 6 de julho de 1899.

CN/ap/afp/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos