Atentado contra mesquita xiita na Síria deixa mais de 40 mortos
Ao menos 47 pessoas foram mortas e 110 ficaram feridas num triplo atentado próximo ao santuário xiita de Sayyida Zeinab, nos arredores de Damasco. O grupo Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque.
De acordo com a agência de notícias local Sana, a primeira explosão foi causada por um carro-bomba estacionado em frente a um ponto de ônibus. Logo após, dois homens-bomba detonaram os explosivos quando curiosos se aproximaram do local. As explosões formaram uma cratera na via. Dezenas de carros e um ônibus pegaram fogo.
O santuário ao sul da capital síria abriga o túmulo de uma neta do profeta Maomé e é ponto de peregrinação para muçulmanos xiitas. O local que atrai peregrinos do Irã, Líbano, Iraque e de outras partes da Síria foi alvo de ataques recentes.
Em fevereiro de 2015, dois atentados suicidas nos arredores do templo sagrado mataram quatro pessoas e feriram 13. Outro ataque reivindicado pelo grupo terrorista Frente Al-Nusra, afiliado à Al-Qaeda, deixou nove mortos. Jihadistas explodiram um ônibus que transportava peregrinos libaneses xiitas.
O santuário de Sayyida Zeinab é cercado por seguranças e barreiras de checagem. Militantes libaneses do Hezbollah participam do esquema de proteção. O grupo é aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra civil que assola o país desde 2011. Eles justificam a intervenção na Síria como forma de proteger o santuário de ameaças.
KG/afp/rtr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.