EUA irão reforçar presença militar no Leste Europeu
Os Estados Unidos irão enviar reforço militar adicional ao Leste Europeu no início de 2017 para assegurar a defesa de seus aliados contra prováveis agressões da Rússia, informou nesta quarta-feira (30/03) o Comando Militar dos EUA na Europa.
Uma brigada - cerca de 4,5 mil soldados - irá conduzir missões rotativas na Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Bulgária e Hungria, somando-se a outras duas que já se encontram na região.
"O plano do exército é mais uma demonstração da força e do equilíbrio da nossa abordagem de assegurar a defesa de nossos parceiros e aliados da Otan, frente ao aumento das agressões russas no Leste Europeu e em outras regiões", afirmou o general Philip Breedlove, comandante da missão americana na Europa.
"Nossos aliados e parceiros verão uma presença mais frequente em seus países de uma brigada de blindados com equipamentos mais modernos", acrescentou.
A medida é parte da chamada Iniciativa Europeia de Resseguro, desenvolvida em resposta às crescentes preocupações por parte de países do Leste Europeu, após a anexação da Península da Crimeia pela Rússia em 2014.
O orçamento militar americano para o próximo ano prevê um aumento do financiamento da Iniciativa Europeia de Resseguro para 3,4 bilhões de dólares, quadriplicando os valores disponíveis anteriormente.
RC/afp/rtr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.