Topo

Tempestade leva caos à Europa Central

29/10/2017 14h21

Ventos de até 180 quilômetros por hora causaram transtornos em regiões de Alemanha, Polônia, República Tcheca e Áustria. Pelo menos cinco pessoas morreram.A tempestade Herwart provocou neste domingo (29/10) danos no transporte ferroviário, cortes de eletricidade, queda de árvores e deixou cinco mortos na Europa Central, além de diversos feridos.

Com ventos de até 180 quilômetros por hora, o temporal provocou blecautes em centenas de casas na República Tcheca e Áustria.

Nas regiões norte e leste da Alemanha, pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas.

Um voo da Lufthansa de Houston a Frankfurt fez um pouso de emergência em Stuttgart na manhã de domingo, devido aos fortes ventos.

Na vizinha Polônia, Herwart fez duas vítimas mortais. Um homem morreu no norte do país ao bater seu carro contra uma árvore caída na estrada e outro perdeu a vida quando uma árvore caiu sobre seu veículo. Dois outros morreram na República Tcheca, também vítimas da quedas de árvores.

Na Alemanha, um homem de 63 anos, que acampava às margens da baía de Jadebusen, no estado da Baixa Saxônia, se afogou depois que a área foi rapidamente inundada.

O Serviço Alemão de Meteorologia (DWD, na sigla em alemão) aconselhou os cidadãos a não saírem de casa nas regiões do nordeste, exceto em casos imprescindíveis, e a evitar os passeios por parques e florestas.

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn decidiu suspender a circulação de trens no início da manhã em vários estados do país.

Horas depois, a empresa informou que até segunda-feira não serão restabelecidos trajetos dos trens de longa distância com destino a Hamburgo, Bremen, Kiel, Hannover e Berlim.

Os fortes ventos também paralisaram temporariamente boa parte do transporte de curta distância nos estados alemães de Baixa Saxônia, Bremen, Hamburgo, Berlim, Schleswig-Holstein, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia.

Os bombeiros e os serviços de resgate mobilizaram amplas operações de emergência em cidades como Berlim, onde estado de emergência foi declarado por algumas horas, e Hamburgo, que registrou inundações na região portuária.

Zoológicos em Praga, Berlim e da cidade de Rostock, no leste da Alemanha, foram fechados, devido ao perigo de queda de árvores. Em Viena, todas as operações da estação ferroviária principal foram suspensas temporariamente.

MD/ap/efe

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App