Topo

Carro avança contra pedestres e deixa feridos na Austrália

21/12/2017 07h26

Veículo atropela passantes numa via movimentada do centro comercial de Melbourne. Motorista e acompanhante são detidos. Polícia local acredita se tratar de um ato deliberado.As autoridades da Austrália prenderam dois suspeitos após o atropelamento, nesta quinta-feira (21/12), de ao menos 15 pessoas, entre elas uma criança, que caminhavam por uma calçada na cidade de Melbourne.

Um SUV branco atropelou vários pedestres numa movimentada rua perto da estação de trem Flinders Street, no centro comercial da cidade, no meio da tarde.

O motorista do veículo e um acompanhante foram detidos no local do incidente e se encontram sob custódia policial, comunicou a polícia do estado de Victoria, cuja capital é Melbourne.

"Acreditamos, com base no que vimos, que foi um ato deliberado. As motivações são desconhecidas", disse o comandante da polícia de Victoria, Russel Barrett.



A polícia local não informou sobre a gravidade dos ferimentos. Várias ambulâncias e serviços de emergência se dirigiram ao local do atropelamento. O serviço de ambulâncias de Victoria disse através do Twitter que 13 pessoas foram levadas para hospitais da cidade e outras duas foram atendidas no local do incidente – algumas em estado grave.



Segundo testemunhas, citados pela emissora australiana ABC, um carro trafegava em "alta velocidade" e "atropelava as pessoas". Autoridades locais fecharam a estação de trem e pediram que a área fosse evitada, sem especificar se o incidente se trata de um atentado.

Em setembro de 2014, as autoridades da Austrália elevaram o alerta terrorista e aprovaram uma série de leis para prevenir atentados. Desde então, o país sofreu quatro ataques terroristas, mas vários outros tenham sido frustrados pelas forças de segurança, com a prisão de dezenas de pessoas em diversas operações em todo o país.

No final do mês passado, as autoridades australianas prenderam um homem que presumivelmente iria disparar contra as pessoas que comparecessem à festa de réveillon na Praça da Federação, em Melbourne.

Em janeiro, um carro avançou contra pedestres no shopping mais movimentado de Melbourne – poucas centenas de metros do local do incidente desta quinta-feira. Seis pessoas morreram, e mais de 20 ficaram feridas. O caso não foi relacionado ao terrorismo, segundo a polícia.

PV/efe/afp/dpa/ap

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App