EUA e Canadá se preparam para Ano-Novo congelante

  • Aaron Lynett/The Canadian Press via AP

    Catataras do Niágara congelam por causa de temperaturas negativas em Ontario, no Canadá

    Catataras do Niágara congelam por causa de temperaturas negativas em Ontario, no Canadá

Onda de frio deve se estender até os primeiros dias de 2018 na América do Norte. Com temperaturas podendo chegar a -30ºC, canadenses e americanos adaptam planos de Réveillon. A onda de frio que levou a nevascas e temperaturas recordes na América do Norte deve se estender até os primeiros dias de 2018, com a passagem de uma segunda massa de ar polar pelo Canadá e os Estados Unidos.

Na tradicional virada de Ano Novo em Nova York, são esperados -12ºC, e a prefeitura já emitiu vários alertas a turistas e moradores para que usem roupas apropriadas ao saírem nas ruas.

Nos últimos dias, a maior parte do meio-oeste e do noroeste dos Estados Unidos viu a máxima nos termômetros não passar dos dez graus negativos. Em Nova York, espera-se que a temperatura supere a marca de zero grau apenas em 8 de janeiro. Nas Grandes Planícies e na parte mais ao norte do meio-oeste, os termômetros devem marcar -20ºC durante a noite.

Lynn Ischay/The Plain Dealer via AP
Frio e neve forçaram fechamento de estrada em Ohio, nos EUA
Mesmo os canadenses, acostumados a lidar com temperaturas extremamente baixas, estão tendo que adaptar seus planos de fim de ano: autoridades emitiram alertas de condições extremas, incluindo para Ottawa, onde a festa de Ano-Novo foi reduzida e um torneio de hóquei foi levado para local fechado.

O governo canadense cancelou um show de Ano-Novo ao ar livre no Parliament  Hill, em Ottawa, que marcaria as celebrações de 150 anos do país. Os fogos de artifício à meia-noite foram mantidos, mas o governo fez um apelo para as pessoas se vestirem com roupas quentes.

O Canadá tem sofrido com temperaturas extremas desde antes do Natal, provocando uma série de alertas meteorológicos da Colúmbia Britânica, no oeste, a Quebec, no leste.

Em Ottawa, meteorologistas disseram em um alerta que ventos podem fazer as temperaturas chegarem perto de -35ºC durante a noite. Em algumas regiões, como no norte de Ontário, a temperatura chegou a -50ºC no Natal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos