PUBLICIDADE
Topo

AfD processa sua ex-presidente Frauke Petry

24/02/2018 14h04

Partido acusa deputada de infringir direitos de marca, com o registro do Partido Azul. Ela deixou a AfD e fundou a nova legenda pouco depois da eleição parlamentar na Alemanha de setembro passado.O partido populista Alternativa para a Alemanha (AfD) entrou com um processo na Justiça alemã contra sua antiga presidente Frauke Petry, que deixou a legenda pouco depois da eleição de setembro passado.

A AfD acusa Petry de infringir direitos de marca, com o registro de sua nova legenda, Die blaue Partei (O Partido Azul), afirmou um tribunal de Munique, no sul da Alemanha, neste sábado (24/02), confirmando relatos na imprensa alemã.

Segundo Petry, a AfD exige que o seu registro da marca Die blaue Partei seja extinto. Ela registrara a marca em 14 de outubro, logo depois da eleição, e recebeu a confirmação do registro em 19 de janeiro.

A AfD confirmou o processo em declarações ao jornal Bild. "Nosso logotipo e designações e cores semelhantes são registrados. Queremos, com isso, evitar que plagiadores ou aproveitadores se promovam às nossas custas e enganem a opinião pública", afirmou um porta-voz.

Ele afirmou que Petry estaria tentando se promover às custas da AfD, que também utiliza a cor azul para sua identificação partidária. Por precaução, o partido teria registrado nomes como Partido Azul e Virada Azul já no início do ano passado.

Petry manteve seu mandato no Parlamento e não integra nenhuma bancada, pois, além dela, o Partido Azul tem apenas mais um deputado. Ambos foram eleitos pela AfD. Pela lei alemã, uma bancada deve reunir no mínimo 5% dos membros do Parlamento, que hoje são 709.

Petry deixou a AfD, que ela mesma ajudou a construir, poucos dias após a sigla populista angariar 12,6% dos votos na eleição legislativa federal alemã em setembro, conquistando pela primeira vez representação no Parlamento alemão.

AS/dpa/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App