Topo

EUA impõem tarifas a aço e alumínio de UE, Canadá e México

31/05/2018 10h56

Departamento de Comércio anuncia fim da exceção concedida a esses parceiros comerciais, o que deve resultar em represálias. Tarifas anunciadas por Trump são de 25% para o aço e 10% para o alumínio.O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (31/05) a suspensão da exceção à imposição de tarifas às importações de aço e alumínio da União Europeia (UE), Canadá e México.

A decisão, que passa a vigorar nesta sexta-feira, eleva a tensão entre os países e pode resultar em represálias. A exceção às novas tarifas, anunciadas em março pelo presidente Donald Trump, havia sido concedida em 1º de junho.

"Decidimos não estender a exceção para a UE, Canadá e México, o que os torna sujeitos às tarifas de 25% e 10%" no aço e no alumínio, afirmou o secretário de Comércio, Wilbur Ross, poucos horas antes do fim do prazo para que uma decisão sobre a questão fosse tomada.

A União Europeia já havia anunciado que iria reagir à decisão dos EUA com a imposição de tarifas sobre produtos como motocicletas, uísque e jeans. Depois disso, Trump afirmou que pode criar tarifas alfandegárias também para automóveis europeus.

Mais informações em breve.

AS/efe/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram