PUBLICIDADE
Topo

Coalizão de Merkel chega a acordo sobre política migratória

05/07/2018 16h29

Líderes dos três partidos que formam a coalizão em Berlim acertam pacote de medidas para a política migratória e encerram crise que ameaçava acabar com o quarto governo de Angela Merkel.Os três partidos que formam a coalizão de governo da chanceler federal alemã, Angela Merkel, chegaram nesta quinta-feira (05/07) a um acordo sobre política migratória, afirmou a presidente do Partido Social-Democrata (SPD), Andrea Nahles, em Berlim.

A decisão acaba com a crise interna que ameaçou o quarto governo de Merkel e que havia começado com as divergências públicas entre os dois partidos conservadores, a União Democrata Cristã (CDU), de Merkel, e a União Social Cristã (CSU), liderada pelo ministro do Interior, Horst Seehofer, sobre o acolhimento de requerentes de refúgio já cadastrados em outros países europeus.

Depois de CDU e CSU se acertarem, nesta segunda-feira, faltava o aval do Partido Social-Democrata (SPD) às decisões tomadas pelos dois partidos conservadores. Os líderes dos três partidos se reuniram nesta quinta-feira em Berlim para chegar a um entendimento sobre a política do governo para refugiados. Depois da reunião, Nahles anunciou o acordo.

Segundo ela, o acordo prevê a análise rápida de requisições de refúgio e uma lei de imigração para a Alemanha que favoreça a chegada ao país de mão de obra qualificada, uma exigência do SPD. A coalizão também concordou que requerentes de refúgio que já entraram com uma requisição em outros países europeus serão enviados de volta a esses países.

Nahles destacou, contudo, que a Alemanha não tomará nenhuma ação unilateral que entre em desacordo com as políticas da União Europeia (UE) – um grande temor de Merkel, que na véspera, em discurso no Bundestag, afirmara que o futuro de seu país está atrelado ao do bloco.

Seehofer – que chegou a propor a recusa de requerentes de refúgio já na fronteira, uma medida que colocou o país à beira do colapso – disse estar muito satisfeito com o acordo firmado pela coalizão.

Mais informações em breve.

AS/dpa/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram