Topo

Incêndio florestal atinge arredores de Berlim

24/08/2018 06h24

Mais de 500 pessoas tiveram de deixar suas casas enquanto o fogo consumia uma área equivalente a 400 campos de futebol. Estiagem e até antiga munição da Segunda Guerra prejudicam os esforços dos bombeiros.Um incêndio florestal levou à evacuação de três vilarejos próximos a Berlim nesta sexta-feira (24/08), após as chamas cobrirem uma área equivalente a 400 campos de futebol. Mais de 500 pessoas tiveram de deixar suas casas em razão do rápido avanço do fogo perto de Treubenbrietzen, a cerca de 50 quilômetros da capital alemã.

O fogo começou na tarde de quinta-feira. À noite as autoridades já haviam evacuado os vilarejos de Frohnsdord, Klausdorf e Tiefenbrunnen. Durante a madrugada, o vento carregou a fumaça até a capital, em alguns bairros foi pedido aos moradores que mantivessem suas janelas fechadas. Os serviços de emergência receberam diversas ligações de pessoas preocupadas. Durante a manhã, algumas ruas de Berlim estavam esfumaçadas.

Mais de 300 bombeiros foram deslocados até o local do incêndio. Algumas clareiras foram abertas para evitar que o fogo se espalhasse. Os serviços de emergência utilizam helicópteros e canhões de água no combate às chamas. A fumaça podia ser vista a até 10 quilômetros de distância.



A polícia disse que os esforços para conter o fogo foram prejudicados pelo fato de antigas munições da Segunda Guerra Mundial estarem enterradas na floresta. Autoridades locais afirmam que diversas explosões já ocorreram na região.

"Ainda não conseguimos conter as chamas, mas nenhuma das casas foi atingida", afirmou o legislador local Christian Stein.

A maioria dos 540 residentes que tiveram de deixar a região e se abrigaram em casas de familiares, mas várias pessoas tiveram de passar a noite em abrigos.



"Nunca passamos por nada desse tipo, nem mesmo durante a guerra", disse a moradora de 76 anos Anita Biedermann, enquanto a polícia pedia que ela apanhasse sua identidade, um casaco e medicamentos antes de levá-la para passar a noite em num ginásio nas proximidades.



"Já tivemos incêndios florestais antes, mas nunca dessa magnitude", disse o prefeito de Treubenbrietzen, Michael Knappe.

O fogo prejudicou o tráfego ferroviário local, interrompendo parte do trajeto dos trens. Algumas estradas foram fechadas.

A Alemanha atravessa um verão com temperaturas elevadas e poucas chuvas, o que deixou diversas partes do país em alerta para a ocorrência de incêndios florestais. O encarregado das florestas do estado de Brandemburgo, onde fica Treubenbrietzen, disse que cerca de 400 incêndios florestais foram registrados em 2018.

"Espero que o tempo colabore e que os ventos não aumentem", afirmou. "Estamos implorando por chuvas."



O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) prevê para esta sexta-feira chuvas esparsas na região.

RC/ap/dpa