Checagem de fatos: Taylor Swift, Travis Kelce e o Super Bowl

Checagem de fatos: Taylor Swift, Travis Kelce e o Super Bowl - Nas redes, há muitas notícias falsas sobre a estrela do pop, especialmente relacionadas ao seu namoro com Travis Kelce, jogador de futebol americano e vencedor do Super Bowl. A DW analisou três delas.O Super Bowl deste domingo (12/02) em Las Vegas, a midiática e aguardada final da liga de futebol americano (NFL), não chamou atenção apenas pelo duelo entre o San Francisco 49ers e o Kansas City Chiefs, que defendeu com sucesso o título e conquistou o bicampeonato.

Taylor Swift, mais uma vez, esteve no centro das atenções. A cantora americana, ícone pop e destaque do Grammys, é namorada de Travis Kelce, estrela do Kansas City Chiefs. Para prestigiar o amado, ela voou para Las Vegas direto de Tóquio, onde retomou a turnê Eras Tour ao longo da semana passada.

Desde que a informação sobre o relacionamento do casal veio à tona, em setembro de 2023, houve uma intensa repercussão em relação a Swift e sua presença nos jogos de futebol do parceiro. O relacionamento amoroso deles, muito público e midiático como não poderia deixar de ser, levou alguns a fazerem afirmações bastante duvidosas - e outros a acreditar nelas e divulgá-las indiscrimidamente.

Taylor Swift zombou da equipe Baltimore Ravens?

Alegação: Taylor Swift teria usado uma camiseta com a frase "Quem são, afinal, os #Ravens? Blargh" durante uma de suas apresentação da sua turnê. Os Baltimore Ravens são a equipe eliminada pelos Chiefs nas semifinais da NFL.

Checagem de fatos da DW: Falso.

O breve videoclipe, que foi amplamente compartilhado, incluindo um post visto cerca de um milhão de vezes, foi claramente editado digitalmente. A DW identificou o vídeo original usando uma busca reversa de imagens no TikTok. Ele foi postado pela primeira vez em março de 2023 e mostra o que realmente está escrito na camiseta da cantora: "Quem é realmente Taylor Swift? Blargh".

Inúmeros "Swifties", termo utilizado para se referir aos fãs da estrela do pop, estão cientes disso, pois testemunharam a cena pessoalmente nos estádios durante a Eras Tour. Swift veste a camiseta durante sua apresentação da música 22. Em certo momento, uma voz ao fundo pronuncia a frase: "Quem é, de fato, Taylor Swift? Blargh".

Mesmo assim, para um desavisado, a falsa referência ao resultado da semifinal da NFL pode parecer plausível, já que os Chiefs enfrentaram poucas dificuldades contra os Ravens na vitória por 17-10. Pensando assim, é possível imaginar que Swift tenha realmente usado uma camiseta com uma mensagem diferente em algum de seus shows.

Continua após a publicidade

Porém, além do vídeo original, há também a questão da cronologia. Swift pausou sua turnê conforme o planejado no final de novembro, após performances na América do Sul, retomando apenas esta semana no Japão. O jogo de futebol em questão, no qual os Ravens perderam, ocorreu em 28 de janeiro, enquanto o post com a imagem falsa é de 4 de fevereiro.

Taylor Swift foi escoltada pela polícia para um jogo da NFL?

Alegação: Taylor Swift foi escoltada pela polícia até um estádio para um jogo da NFL. A notícia foi espalhada pela plataforma X (antigo Twitter) , onde um vídeo apresenta uma fila de carros sendo escoltada por carros da polícia. O texto afirma: "Taylor Swift chega ao Arrowhead Stadium para assistir ao seu namorado Travis Kelce em Kansas City esta noite".

Checagem de fatos da DW: Falso

O vídeo, na verdade, mostra o ex-presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, a caminho das prévias eleitorais em Des Moines, no estado de Iowa. Trump concorre à nomeação do Partido Republicano para a Corrida à Casa Branca.

Em 14 de janeiro, a vice-diretora de comunicações de Trump, Margo Martin, compartilhou o vídeo original através da rede social X, com a legenda: "Presidente @realDonaldTrump chega a Des Moines!"

Continua após a publicidade

Um dia depois, o Partido Republicano em Iowa realizou suas prévias eleitorais. O vídeo também exibe uma placa de rua com a inscrição "George Flagg". A George Flagg Parkway é a via que conecta o aeroporto ao centro de Des Moines.

Aqueles que tentaram associar o vídeo a Taylor Swift nem sequer se deram ao trabalho de editá-lo digitalmente. Apenas compartilharam o vídeo original, mudando somente a legenda. Abaixo do vídeo, há até mesmo o link direto para a postagem original de Margo Martin.

Taylor Swift foi fotografada seminua junto a torcedores?

Alegação: imagens mostram Taylor Swift usando apenas um fio dental e pintada de tinta vermelha no meio de uma multidão de fãs do Kansas City Chiefs.

Checagem de fatos da DW: Falso

Não há evidências de que Taylor Swift tenha se colocado em tal situação e, ainda mais, ter se deixado fotografar. Mesmo sem ferramentas de checagem, pode-se questionar: como seria possível existirem tais imagens posadas, fortemente encenadas e não haver ao menos alguns registros feitos por outras pessoas entre os dezenas de milhares de espectadores no estádio com seus celulares?

Continua após a publicidade

Existem muitos indícios de que todas essas imagens foram criadas utilizando inteligência artificial. Alguns detalhes parecem distorcidos, números são representados de maneira incorreta e partes do corpo terminam de forma não natural.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes