Topo

Brasil registra pelo menos 240 casos de agressão contra mulheres por dia

08/03/2012 16h23

Brasília, 8 mar (EFE).- O Brasil registra pelo menos 240 casos de algum tipo de agressão contra mulheres por dia, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo governo da presidente Dilma Rousseff, em ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Os dados podem ser ainda piores pois se referem apenas a uma estatística oficial realizada com base nas chamadas recebidas pelo "Ligue 180", número criado em 2005 para receber denúncias de agressões de gênero, explicou em entrevista coletiva a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

A ministra detalhou que, entre janeiro e dezembro do ano passado, a Central de Atendimento à Mulher recebeu um total de 732.468 chamadas, das quais 88.685 foram "relatos de violência".

Segundo Eleonora, os casos de violência física somaram 50.236, o que representa 56% das denúncias recebidas.

A ministra disse que 28% das denúncias se referem a casos de "violência psicológica", seguidos na lista pelas agressões morais (12%) e sexuais (2%).

Em 70% dos casos, o agressor foi o marido ou parceiro sentimental da vítima, enquanto em 10% das denúncias recebidas a culpa era de amigos, parentes ou vizinhos.

A ministra destacou o fato de que, desde a criação da central, em 2006, o número de denúncias sobre agressões de gênero cresceu 600%.

Na sua opinião, isso não significa necessariamente que as agressões cresceram nessa proporção, mas que refletem uma mudança de atitude das mulheres e sua decisão de utilizar os instrumentos de denúncia que o Estado pôs a sua disposição.

"As mulheres agora confiam e, ao confiar, começam a perder o medo e denunciam. Ainda têm a vergonha de ter sido humilhadas, maltratadas e violentadas, mas têm menos medo e mais confiança", disse a ministra.