Topo

Relatório final sobre acidente do voo Rio-Paris será publicado em julho

Em Pais

30/05/2012 07h21

O relatório final sobre o acidente do avião que fazia o voo entre o Rio de Janeiro e Paris no dia 1º de junho de 2009 será publicado no próximo dia 5 de julho, mais de três anos depois da tragédia que custou a vida de seus 228 ocupantes, informaram nesta quarta-feira (30) os investigadores.

As conclusões devem servir como base para estabelecer eventuais responsabilidades penais, já que a Justiça francesa mantém aberto um processo pelo acidente, no qual estão acusados a Air France e a Airbus.

O avião, um Airbus-A330 da companhia aérea francesa, caiu nas águas do Atlântico quase quatro horas após ter decolado do Aeroporto do Galeão com 216 passageiros a bordo, a maior parte deles franceses e brasileiros, e 12 membros da tripulação.

Acidente matou 228 pessoas


O Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês publicou sucessivos relatórios sobre as circunstâncias do acidente, o último deles em julho do ano passado, quando apontava para um erro de pilotagem como possível causa do acidente, mas não descartava problemas na concepção do aparelho.

Segundo o último relatório da BEA, o copiloto do avião iniciou uma manobra equivocada depois que o piloto automático se desativou durante a passagem por uma zona de turbulências e enquanto o comandante efetuava seu repouso regulamentar.

Uma vez na cabine de comando, o piloto também não adotou as decisões adequadas, o que teria feito com que o avião perdesse paulatinamente altura até cair no Atlântico.

Os investigadores assinalaram que a tripulação não estava preparada para enfrentar uma situação desse tipo em grande altitude, e também indicaram falhas no funcionamento das sondas de medição da velocidade, que foram mudadas em todos os aviões após o acidente.

O trabalho de busca dos cadáveres e dos restos do avião, não deu resultado até maio de 2011, enquanto a recuperação das caixas-pretas e de outros elementos do avião permitiu ao BEA reconstruir as circunstâncias do acidente.