Menina britânica de 15 anos está desaparecida e pode ter viajado para Síria
Uma menina britânica de 15 anos, que está há uma semana desaparecida, pode estar na Síria após mostrar sinais de radicalização islâmica, informou nesta terça-feira (30) a polícia do Reino Unido.
A adolescente, cuja identidade não foi revelada, abandonou sua casa em Bristol, oeste da Inglaterra, na semana passada. A polícia descobriu que ela viajou para a Turquia mas com a aparente intenção de seguir para a Síria.
A assistente do delegado da polícia de Avon and Somerset, Louisa Rolfe, disse hoje que tudo indica que a menina quer ir para a Síria.
"Desde que seus pais denunciaram seu desaparecimento, realizamos um intenso trabalho para localizá-la desde o momento em que abandonou sua casa até sua chegada a Istambul. Estamos dando todo o apoio para a família, queremos saber onde está e a encorajamos para que volte", acrescentou Rolfe.
"Há indícios de que pode ter se radicalizado, mas neste momento nossa prioridade é encontrá-la antes que cruze a fronteira para a Síria", disse.
Ao mesmo tempo, a polícia destacou a importância das famílias ficarem atentas a sinais de radicalização, depois dos casos de jovens britânicos muçulmanos que viajaram para a Síria para se unir na luta do Estado Islâmico (EI).
"Muitas vezes, os jovens muçulmanos que vão para a Síria podem ser inocentes e não percebem que são empurrados a se unir a grupos extremistas", afirmou a assistente policial.
Um vereador de Bristol, Hibaq Jama, disse que a adolescente saiu de manhã para o colégio mas já não estava mas na escola quando seu pai foi buscá-la.
O governo estuda medidas para os casos de jovens que se uniram ao EI e querem retornar ao Reino Unido, como o confisco do passaporte e a retirada da nacionalidade britânica para os que tenham dupla cidadania.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.