Topo

Inundações e deslizamentos deixam 19 mortos e 8 desaparecidos nas Filipinas

Moradores improvisam embarcação em rua inundada na aldeia de Calasiao, cidade na província de Pangasinan, ao norte de Manila, depois de fortes chuvas atingirem a região predominantemente agrícola - AFP
Moradores improvisam embarcação em rua inundada na aldeia de Calasiao, cidade na província de Pangasinan, ao norte de Manila, depois de fortes chuvas atingirem a região predominantemente agrícola Imagem: AFP

22/07/2015 09h03

Ao menos 19 pessoas morreram e oito estão desaparecidas após as inundações e os deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que atingem as Filipinas nas últimas semanas, informaram nesta quarta-feira (22) fontes oficiais.

São mais de 124 mil pessoas afetadas na tragédia, especialmente na região norte do país, nas zonas de Luzon Central e Cagayan Valley, além da capital Manila, de acordo com o último relatório do Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas.

Ao menos 3.100 pessoas estão sendo atendidas em 25 centros de evacuação montados pelas autoridades. Outras 32.676 recebem assistência fora dessas instalações.

As enchentes e os deslizamentos de terra destruíram totalmente 18 casas e danificaram outras 68, de acordo com as autoridades.

O Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres calcula o prejuízo provisório nas plantações da região em cerca de US$ 86 mil. Já as estradas poderiam ser recuperadas com US$ 30 mil.

O desmatamento, a proliferação de jazidas de exploração ilegal de minérios, a pobre rede de infraestrutura e a favelização aumentam o impacto das chuvas provocadas pelos cerca de 20 tufões que passam pelas Filipinas durante a temporada das monções, que começa entre maio e junho e se encerra entre novembro e dezembro.