Topo

Por 3 votos, Kosovo não é aceito como Estado-membro da Unesco

Em Paris

09/11/2015 11h35

A Conferência Geral da Unesco votou nesta segunda-feira contra aceitar Kosovo como membro da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ao não receber o respaldo de dois terços do plenário.

O ingresso do Kosovo no seio dessa agência da ONU recebeu 92 votos a favor, 50 contra e 29 abstenções, enquanto 15 países não foram à votação, por isso que não alcançou o apoio mínimo necessário de 95 Estados.

Kosovo não poderá se submeter de novo a votação até a próxima Conferência Geral dessa organização, que será realizada dentro de dois anos, informaram fontes da Unesco.

Os movimentos diplomatas dos últimos dias anunciavam um vivo debate entre os que querem formalizar o reconhecimento internacional do Kosovo com sua integração na organização e que o rejeitam.

Entre estes últimos figuram em particular Rússia e Sérvia, que realizaram uma ativa campanha para evitar o ingresso do país na Unesco.

Para que a iniciativa do ingresso do Kosovo -que tinha sido lançada originalmente pela Albânia- ser aceita, tinha que ter recebido o apoio de pelo menos dois terços dos países presentes na Conferência Geral e dois terços também dos eleitores.

Apesar disso, o Conselho Executivo da Unesco tinha dado em outubro seu sinal verde à incorporação do Kosovo, apoiado na resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU.

Embora muito dividido, esse órgão que prepara os trabalhos da Conferência Geral respaldou a medida por 27 votos a favor, 14 contra e 14 abstenções.