Topo

Morre o ator britânico Alan Rickman, o Severus Snape da saga "Harry Potter"

14/01/2016 12h31

Londres, 14 jan (EFE).- O ator britânico Alan Rickman, uma das figuras mais importantes do cinema do Reino Unido, morreu aos 69 anos de câncer, informou nesta quinta-feira sua família.

Rickman é considerado um dos atores do cinema e do teatro mais versáteis do Reino Unido e famoso nos últimos tempos por interpretar o professor Severus Snape nos filmes das aventuras da menino mago Harry Potter.

"O ator e diretor Alan Rickman morreu de câncer aos 69 anos de idade. Estava rodeado de sua família e amigos", assinalou um comunicado familiar divulgado hoje.

Reconhecido por sua voz profunda, o ator ficou famoso internacionalmente em 1988 ao interpretar Hans Gruber em "Duro de Matar".

Rickman morreu meses antes da estreia de seu novo filme intitulado "Eye in the sky", um "thriller" no qual trabalhou junto com Helen Mirren e Aaron Paul.

Também tinha terminado de rodar outro filme, "Alice Through The Looking Glass", que estreia no final do ano.

No ano passado, o ator revelou que tinha se casado com sua namorada do tempo de colégio, Rima Horton, após 50 anos de convivência.

Nascido em 21 de fevereiro de 1946 no bairro londrino de Hammersmith, Rickman é conhecido por trabalhos notáveis em filmes como "Razão e Sensibilidade" (1995) ou "Um Romance de Outro Mundo" (1990).

Seu interesse pela arte dramática começou quando estudava no prestigiado colégio Latymer School de Londres, onde participou de várias produções escolares.

Rickman estudou na Real Academia de Arte Dramática de Londres, na qual foi aceito após interpretar uma passagem de Ricardo III, do dramaturgo inglês William Shakespeare.

A partir de então iniciou uma brilhante carreira como ator, com trabalhos como o filme "Rasputin" (1996), sobre a vida de Grigori Rasputin e pelo qual recebeu um prêmio Emmy e um Globo de Ouro.

Em teatro ficou famoso com "As Amizades Perigosas", uma novela de Pierre Choderlos de Laclos, adaptada por Christopher Hampton e dirigida por Howard Davies.