Topo

Novo primeiro-ministro interino é escolhido no Haiti

26/02/2016 09h50

Porto Príncipe 26 fev (EFE).- Fritz A. Jean, ex-presidente do Banco Central do Haiti, foi nomeado nesta sexta-feira primeiro-ministro pelo presidente interino, Jocelerme Privert.

Jean substitui no cargo o até agora primeiro-ministro Evans Paul, designado pelo ex-presidente Michel Martelly, e ocupava até agora a presidência da Câmara de Comércio e Indústria do Departamento do Nordeste.

Privert já tinha anunciado no dia 19 de fevereiro que havia seis candidatos a ocupar o posto.

Nascido em Cap-Haïtien, no norte do país, Fritz A. Jean estudou economia e matemática nos Estados Unidos e depois foi professor de Economia da Universidade do Haiti.

Fritz Jean foi presidente do Banco Central do Haiti entre 1996 e 2001, durante o primeiro governo de Rene Préval e posteriormente foi decano da Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas da Universidade de Notre Dame do Haiti (2005-2009).

O novo primeiro-ministro é autor do livro "Haiti - O fim de uma história econômica" e do romance de ficção "Amethys: Feridas Abertas", que narra as aventuras de uma criança em Cap-Haïtien, onde ele nasceu.

A designação do novo primeiro-ministro é um passo essencial para a formação do governo provisório até as eleições previstas do próximo dia 24 de abril.