Acidente em mina de carvão deixa ao menos 19 mortos no norte da China

Em Pequim

Pelo menos 19 pessoas morreram em um acidente em uma mina de carvão no norte da China, na província de Shanxi, publicou nesta quinta-feira (24) a "Xinhua", a agência de notícias oficial do país.

O acidente ocorreu por volta das 22h10 locais de quarta-feira (11h10 de Brasília) em uma mina da companhia Shanxi Datong Mine Group, segundo a "Xinhua".

Outros 110 operários conseguiram escapar com vida da mina, onde 129 pessoas trabalhavam quando ocorreu o acidente, cuja causa ainda não foi esclarecida.

A falta de segurança em algumas minas é uma denúncia frequente na China, que registrou 171 mortes em acidentes em 45 minas de carvão do país no ano passado, de acordo com os números da Administração Nacional de Energia.

Diante do excesso de capacidade industrial, principalmente nos setores de carvão e de aço, a China propôs fechar neste ano mais de mil minas de carvão obsoletas, com uma produção total de 60 milhões de toneladas.

A medida também busca combater a poluição que afeta grande parte do país, que ainda tem o carvão, que é altamente poluente, como sua principal fonte de energia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos