Homem vinculado a projeto de atentado da França é indiciado

Bruxelas, 26 mar (EFE).- Um juiz de instrução da Bélgica indiciou um indivíduo identificado como Rabah A. por participação em atividades de um grupo terrorista no projeto de atentado desmantelado pela Polícia da França no último dia 24 na cidade de Argenteuil, informou a Procuradoria Federal neste sábado.

O homem, que foi detido ontem em Bruxelas, tinha sido inicialmente identificado como Salah A., mas hoje foi revelado que se trata de Rabah N. Ele tem vínculos com Reda Kriket, francês de 34 anos detido por provável envolvimento com um projeto de atentado frustrado na França. No apartamento de Kriket na periferia de Paris foram encontrados explosivos e armas pesadas, possivelmente para realizar um ataque iminente, segundo os investigadores.

Também ontem foram detidas em Bruxelas três pessoas com envolvimento em ações na França: Rabah N., Tawfik A. e Abderamane A.

Tawfik A. foi liberado pelo juiz de instrução após um longo interrogatório, enquanto o magistrado prolongou por 24 horas a detenção de Abderamane A.

Por outro lado, durante a investigação relacionada aos atentados de Bruxelas na terça-feira passada, o juiz pôs em situação legal de detenção duas pessoas. Uma delas é Fayçal Cheffou, detido na quinta-feira e que seria o homem de chapéu preto que aparece nas imagens dos três suspeitos do atentado no aeroporto. A Procuradoria ainda não confirmou essa informação. O juiz o acusa de participação em atividades de um grupo terrorista, assassinatos e tentativa de assassinatos.

O segundo homem com ordem de prisão é Aboubakar A. acusado de participar de atividades terroristas. A pessoa que lhe acompanhava no carro foi liberada após ser interrogada, segundo a Procuradoria. EFE

cai-mb/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos