Chuvas

Intensas chuvas no Sri Lanka matam 11 pessoas e afetam mais de 130 mil

As intensas chuvas que caem desde sábado no Sri Lanka já deixaram 11 mortos, oito desaparecidos e mais de 130 mil evacuados em diferentes zonas do Sri Lanka, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Pradeep Koddippili, porta-voz do Centro de Gestão de Desastres, indicou à Agência Efe que 207.576 pessoas em 19 distritos do país foram afetadas pelas chuvas e que 134.476 tiveram que ser evacuadas a 176 locais seguros.

As chuvas se associam com uma área de baixas pressões na baía de Bengala que atingiu toda a zona norte e central do país, embora a depressão esteja se afastando da ilha.

Segundo o porta-voz, a abertura das comportas de um canal em Tabbova, na província do Noroeste, obrigou à Marinha e às Forças Aéreas do país a desdobrar um navio e um helicóptero para resgatar 212 pessoas afetadas pelo aumento do nível das águas.

As inundações são comuns no Sri Lanka, onde as torrenciais chuvas da monção costumam afetar o país entre os períodos de maio a setembro e de dezembro a fevereiro.

As copiosas chuvas dos finais de 2014 no Sri Lanka deixaram pelo menos 35 mortos, cerca de 100 mil evacuados e em torno de um milhão de afetados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos