Bento 16 desmente rumores e diz que 3º segredo de Fátima foi revelado na íntegra

  • Gabriel Bouys/AFP

    13.fev.2013 - Bento 16 acena após missa no Vaticano

    13.fev.2013 - Bento 16 acena após missa no Vaticano

Cidade do Vaticano, 21 mai (EFE).- O papa emérito Bento XVI chamou de "puras invenções" os rumores de que a profecia do terceiro segredo de Fátima não foi divulgada na íntegra no ano 2000, informou neste sábado a Santa Sé em comunicado.

Nos últimos dias, vários veículos de imprensa informaram que o papa emérito, na época à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, afirmou ao teólogo alemão Ingo Döllinger que existia uma parte do terceiro segredo que ainda não tinha sido revelada.

O Vaticano disse hoje que Bento XVI garantiu que as frases atribuídas ao professor Döllinger são "pura invenção, absolutamente não verdadeiras".

Além disso, Bento XVI reiterou que "a revelação do terceiro segredo de Fátima é completa".

A profecia de Fátima está dividida em três partes, ou segredos, e foi supostamente revelada pela Virgem a três crianças portuguesas, Lucia, Jacinta e Francisco, em três aparições datadas de 13 de maio, 13 de julho e 13 de outubro de 1917.

Os segredos falam, entre outras coisas, sobre as duas guerras mundiais ou a queda do comunismo na Rússia e foram narradas por Lucia ao Vaticano, que as foi revelando a partir de 1941.

O "terceiro segredo" das aparições foi revelado no ano 2000 e se trata, segundo o Vaticano, sobre o atentado sofrido por João Paulo II em 13 de maio (festividade da Virgem de Fátima) de 1981 na Praça de São Pedro e realizado pelo terrorista turco Ali Agca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos