Topo

EUA abrirão centro de detenção para imigrantes transexuais no Texas

24/05/2016 22h45

Austin (EUA), 24 mai (EFE).- As autoridades migratórias dos Estados Unidos abrirão no final de 2016 no Texas um novo centro de detenção para imigrantes ilegais que incluirá uma unidade especial para transexuais.

Atualmente em construção na cidade de Alvarado, perto de Dallas, o centro contará com 36 camas para imigrantes transexuais, segundo informou nesta terça-feira o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE, na sigla em inglês).

"O centro poderá abrigar cerca de 700 detidos, incluindo uma unidade separada para 36 transexuais", disse ao meio digital "Fusion" Carl Rusnok, um porta-voz do ICE.

A inauguração está prevista para novembro e o centro será operado pela empresa privada Emerald Correctional Management.

Na atualidade, o ICE tem outro centro em Santa Ana (Califórnia) com uma unidade para transexuais, mas seu fechamento está previsto, já que as autoridades locais aprovaram a suspensão do contrato com a agência federal.

Segundo uma investigação do "Fusion", as mulheres transexuais são vítimas de 20% das agressões sexuais cometidas nos centros para imigrantes apesar de só representarem 0,2% dos detidos.

Um relatório recente da ONG Human Rights Watch sobre imigrantes transexuais reportou que mais da metade das mulheres citadas no documento estiveram enclausuradas em centros masculinos.

Há um ano, um grupo de 35 congressistas americanos solicitou ao governo a libertação de todos os imigrantes transexuais: "Estas pessoas são completamente vulneráveis ao abuso, inclusive sexual, durante sua detenção".

Organizações que defendem os direitos do coletivo alertaram que as transexuais também enfrentam a falta de remédios para seus tratamentos de substituição hormonal e a incompreensão dos guardas. EFE

at/rsd