Topo

Ex-Miss Turquia é condenada por compartilhar insultos contra presidente

31/05/2016 14h04

Ancara, 31 mai (EFE).- Merve Büyuksaraç, uma modelo que foi Miss Turquia em 2006, foi condenada nesta terça-feira a um ano e dois meses de prisão por ter compartilhado nas redes sociais um poema satírico que contém insultos sobre o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

O tribunal de Istambul que emitiu a sentença decidiu suspender a execução da pena. Por isso, Büyuksaraç ficará em liberdade e só será detida se voltar a cometer um crime parecido, apesar de, neste caso, a pena ser ainda maior.

Os promotores tinham pedido 4,5 anos de prisão para a modelo e desenhista industrial, que durante o julgamento afirmou que só compartilhou o poema porque ele lhe pareceu interessante. Além disso, ela destacou que não teve a intenção de insultar Erdogan.

O texto, chamado "Poema do chefe", não menciona em nenhum momento o nome do político, embora, pelas referências, é obvio que se refere a Erdogan, que ainda era primeiro-ministro em 2014, época na qual ele foi compartilhado pela modelo na rede social Instagram.

Büyuksaraç pode recorrer da decisão. Caso isso ocorra, o caso será julgado pela Corte Suprema da Turquia.

"Compartilhei o poema quando Erdogan ainda não era presidente e (ter sido acusada) foi uma grande surpresa pra mim. Não achei que assumi nenhum risco porque não é um poema de insultos. É simplesmente divertido", disse a modelo à Agência Efe no ano passado, quando a acusação de Erdogan contra ela foi formalizada.

O poema foi compartilhado por dezenas de milhares de pessoas em diferentes redes sociais. Desde que assumiu a presidência da Turquia, em agosto de 2014, Erdogan apresentou 1.845 denúncias por "injúrias".

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) alertou que as denúncias por difamação e as detenções de jornalistas ameaçam a democracia na Turquia.