Topo

Exército do Iraque mata 40 membros do EI no 2º dia da ofensiva em Faluja

31/05/2016 10h08

Bagdá, 31 mai (EFE).- Pelo menos 40 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta terça-feira em confrontos contra tropas do Iraque e em ataques aéreos ao sul da cidade de Faluja, no segundo dia da ofensiva para expulsar os jihadistas da região.

Uma fonte de segurança da província de Al Anbar informou à Agência Efe que os combates ocorreram na região de Al Naimia, ao sul de Faluja. O Exército do Iraque contou com o apoio aéreo da Força Aérea do país e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

A fonte afirmou que os jihadistas tentaram atacar as tropas iraquianas em Al Naimia, mas essas conseguiram repeli-los e infringir grandes perdas entre as fileiras do EI.

Por outro lado, o Exército deu sequência hoje ao avanço na região de Al Saqlauiya, ao norte de Faluja, no meio de enfrentamentos com o EI. Dezenas de jihadistas ficaram mortos e feridos nos confrontos.

Além disso, a fonte consultada pela Efe destacou que as unidades antiterroristas estão a apenas um quilômetro do acesso leste de Faluja, mas alertou que encontram dificuldades em avançar devido aos artefatos explosivos colocados pelo EI.

Por sua vez, o membro da Comissão de Segurança e Defesa do parlamento iraquiano, deputado Qasem al Arayi, disse em comunicado divulgado hoje pela emissora "Al Sumeria" que os combates para recuperar Faluja não cessarão até libertar o local dos terroristas.

"Os combates para libertar Faluja não serão afetados por nenhuma pressão interna ou externa. Por isso, eles prosseguirão até conseguirmos a vitória", destacou.

Ontem, as forças iraquianas iniciaram a operação militar para expulsar o EI do centro urbano de Faluja, após uma semana de confrontos nos arredores da cidade, o segundo principal reduto do grupo terrorista no Iraque, atrás de Mossul.