Topo

Centenas de jihadistas são mortos em ataques em Faluja

30/06/2016 16h27

Bagdá, 30 jun (EFE).- Centenas de membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nas últimas 24 horas em três bombardeios e em ataques do exército iraquiano e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos em duas áreas próximas da cidade de Faluja, no oeste do Iraque.

Em comunicado, o Comando de Operações Conjuntas iraquiano informou que os ataques também destruíram 798 carros nos quais os terroristas tentavam fugir de duas áreas próximas a Faluja.

No primeiro bombardeio, na noite passada, a aviação iraquiana destruiu 96 veículos e matou "um grande número de pessoas", de acordo com a nota.

No segundo ataque, também realizado somente pelas forças iraquianas, 507 carros foram bombardeados e "dezenas de jihadistas morreram".

A coalizão internacional, por sua vez, matou 349 integrantes do EI após bombardear 177 carros em que os mesmos tentavam fugir, detalhou o comunicado.

Além disso, um quarto ataque, desta vez terrestre, realizado por forças da polícia e do exército iraquianos, destruiu 18 veículos e matou 20 terroristas em duas operações distintas nessas regiões.

As forças iraquianas perceberam a presença de comboios de veículos armados que transportavam terroristas a caminho do deserto entre as regiões de Al Habaniya e Al Ameriya, nos arredores de Faluja, o que motivou a intervenção do exército iraquiano e da aliança internacional.

A maioria desses comboios, nos quais viajavam alguns líderes jihadistas, foram destruídos nesses bombardeios, acrescentou a nota.

No domingo passado, o exército iraquiano anunciou a libertação total de Faluja, após tomar controle do último bairro em poder do EI no norte da cidade, e o primeiro-ministro Haidar al Abadi esteve no local para certificar o controle de Bagdá sobre Faluja.

O chefe de governo içou a bandeira iraquiana perto do hospital geral de Faluja e prometeu que, em breve, o pavilhão será hasteado também na cidade de Mossul, principal reduto do EI no norte do Iraque.