Americano Greg Burke é nomeado novo porta-voz do Vaticano

Cidade do Vaticano, 11 jul (EFE).- O Vaticano nomeou nesta segunda-feira o americano Greg Burke como seu novo porta-voz, em substituição do jesuíta Federico Lombardi, informou a Santa Sé.

No posto de subdiretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente de uma emissora espanhola na Itália e no Vaticano.

Ambos assumirão o cargo a partir de 1 de agosto.

Burke substitui no cargo Lombardi, depois que este apresentou sua própria renúncia.

O americano nasceu em 8 de novembro de 1959 em Saint Louis e, após ter frequentado os liceus jesuítas da cidade, formou-se em 1983 em Ciências Comparadas da nova-iorquina Universidade de Columbia, especializando-se depois em jornalismo.

Naqueles anos se integrou como membro numerário do Opus Dei.

Trabalhou na agência United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para a revista "Metropolitan", até que foi enviado a Roma como correspondente da revista "National Catholic Register".

Em 1990 começou a colaborar com a revista "Time" e a partir de 2001 iniciou seus trabalhos como correspondente em Roma para "Fox News".

Em 2012 foi convocado pela Secretaria de Estado Vaticano, na seção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicação e desde dezembro de 2015 era subdiretor da Sala de Imprensa do Vaticano, como substituto do padre Ciro Benedettini.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos