Várias cidades turcas realizam "vigílias pela democracia"
Ancara, 17 jul (EFE).- Em várias cidades da Turquia foram realizadas esta madrugada "vigílias pela democracia" por causa do fracasso da tentativa de golpe de Estado da sexta-feira passada, informaram as emissores locais.
Desde o início da tentativa golpista o presidente turco, o islamita Recep Tayyip Erdogan, tinha pedido a seus seguidores para sair às ruas para enfrentar o golpe.
Ao longo do sábado, inclusive após saber já que o golpe tinha fracassado com toda segurança, Erdogan enviou uma mensagem de texto a milhões de cidadãos no qual se pedia ao povo para "defender a democracia".
As emissoras turcas mostraram ao longo da madrugada imagens de milhares de pessoas reunidas nas principais cidades do país, como Ancara, Istambul e Esmirna.
A imprensa turca afirma que a intenção de Erdogan e do governante partido islamita AKP é que as vigílias e protestos continuem durante os próximos dias.
O jornal "Hürriyet" informa em sua versão eletrônica que Erdogan falou ontem à noite por telefone com dois líderes da oposição para agradecer pessoalmente sua rejeição à tentativa golpista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.