Erdogan e Putin se reunirão em São Petersburgo em agosto

Moscou, 25 jul (EFE).- O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente russo, Vladimir Putin, se reunirão em São Petersburgo muito provavelmente em 9 de agosto, disse o vice-primeiro-ministro turco, Mehmet Simsek, após uma reunião com seu colega russo Arkadi Dvorkovich.

"Nosso estimado presidente confirmou sua visita a São Petersburgo em 9 de agosto", disse Simsek na reunião com seu colega russo.

Será a primeira vez que os dois líderes se reúnem após o recente restabelecimento das relações entre Moscou e Ancara.

"Estamos aqui para normalizar o mais rápido possível nossas relações, interrompidas desde 24 de novembro (de 2015). A Rússia não é só nosso vizinho, mas também um parceiro estratégico", ressaltou Simsek.

Enquanto isso, Dvorkovich lembrou que as desculpas de Erdogan pelo caça russo derrubado na fronteira turco-síria "sentou as bases para restabelecer as relações" entre os dois países.

"Estamos preparados para um diálogo construtivo. O restabelecimento de nossas relações deve avançar por períodos. Passo a passo, devemos descongelar a cooperação no âmbito econômico e comercial", apontou o vice-ministro russo.

Por outro lado, o vice-ministro turco reiterou o agradecimento de seu país a Moscou pelo respaldo brindado durante a tentativa de golpe de Estado do dia 15.

A Turquia considera que o apoio da Rússia contra os golpistas foi "incondicional e desinteressado", ao mesmo tempo que critica a reação dos Estados Unidos e dos países da União Europeia perante a onda de detenções lançada por Ancara contra milhares de suspeitos de estarem envolvidos no levante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos