"Igreja não precisa de burocratas, mas missionários apaixonados", diz papa

No Vaticano

  • Filippo Monteforte/AFP

    Papa acena para peregrinos na Praça São Pedro após a oração do angelus deste domingo

    Papa acena para peregrinos na Praça São Pedro após a oração do angelus deste domingo

O papa Francisco afirmou neste domingo (14) que "a Igreja não tem necessidade de burocratas e de diligentes funcionários, mas de missionários apaixonados, imbuídos pelo ardor de levar a todos a consoladora palavra de Jesus e a sua graça".

Perante os milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice reconheceu "com admiração" o trabalho de numerosos sacerdotes e religiosos que desempenham seu trabalho com amor em todo o mundo.

"O exemplar testemunho deles nos recorda que a Igreja não tem necessidade de burocratas e de diligentes funcionários, mas de missionários apaixonados", ressaltou da janela do Palácio Apostólico.

Ele pediu que a Igreja não se apresente para as pessoas como uma instituição "fria ou somente morna, incapaz de dar vida" freada "pelo medo e pelo cálculo, para não habituar-se a caminhar dentro de fronteiras seguras".

"Estes dois comportamentos, levam a Igreja a ser uma Igreja funcional, que não arrisca nunca", destacou.

E defendeu uma Igreja capaz de "superar os muros e as barreiras" e percorrer "caminhos inexplorados ou desconfortáveis, oferecendo esperança" aos que mais necessitam.

"Mais do que nunca existe a necessidade hoje de sacerdotes, de consagrados e de fiéis leigos, com o olhar atento do apóstolo, para mover-se e parar diante das dificuldades e das pobrezas materiais e espirituais, caracterizando assim o caminho da evangelização e da missão com o ritmo curador da proximidade", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos