Ataque em universidade no Afeganistão termina com 16 mortos

Cabul, 25 ago (EFE).- O ataque realizado por um grupo de três insurgentes à Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul, foi finalizado nesta quinta-feira com a morte de sete estudantes, os agressores, três guardas e três policiais, e aproximadamente 50 feridos, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Sete estudantes morreram e outros 35 ficaram feridos no ataque", afirmou à Efe, o chefe de polícia de Cabul, Abdul Rahman Rahimi, ao confirmar que o ataque foi perpetrado por um suicida acompanhado por outros dois insurgentes que foram mortos pela polícia.

O policial relatou que o suicida lançou um veículo carregado de explosivos contra o muro da Universidade Americana e, em seguida, outros dois insurgentes entraram na sala onde estavam 750 alunos e professores.

"Eles queriam massacrar os estudantes", disse, explicando que a polícia "imediatamente levou todos os feridos para um hospital e que agora estão fora de perigo".

Explicou que dois guardas da universidade e três policiais morreram no ataque, assim como um vigilante que foi atingido pelo muro derrubado por conta da explosão do carro-bomba. Nove agentes da polícia também ficaram feridos.

"Nosso sucesso na operação foi que salvamos 750 estudantes, já que um grande número deles tinham sido tomados como reféns", afirmou.

Até o momento nenhuma organização reivindicou a ação.

O ataque acontece depois que um grupo de homens armados não identificados sequestrou em Cabul, no início do mês, dois professores, um americano e outro australiano, que trabalham na universidade.

O sequestro aconteceu no último dia 7, perto deste centro privado de ensino superior, quando os professores viajavam em um veículo da universidade a caminho de suas residências.

A Universidade Americana iniciou suas atividades na capital afegã em 2006 e conta na atualidade com mais de 1.700 alunos, de acordo com o site da instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos