Combatentes de Jarabulus anunciam trégua com forças turcas na Síria

Cairo, 30 ago (EFE).- O Conselho Militar de Jarabulus, apoiado por milicianos curdos opostos à Turquia, anunciou nesta terça-feira que alcançou um acordo de cessar-fogo temporário com as forças turcas presentes nessa região do norte da Síria.

Em comunicado, o Conselho detalhou que o pacto foi possível graças à mediação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que apoia tanto às forças turcas como aos curdos em sua luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O acordo entrou em vigor à meia-noite (horário local, 17h de Brasília) de segunda-feira entre "as forças de Jarabulus que estão às margens do rio Sayur e as forças de ocupação turcas", afirmou o comunicado.

O Conselho anunciou na segunda-feira sua retirada ao sul do rio Sayur, afluente do Eufrates, que se encontra cerca de 20 quilômetros ao sul de Jarabulus e representa a linha de defesa mais avançada estabelecida pelo Conselho Militar de Manbij, aliado do de Jarabulus.

No comunicado de hoje, os combatentes de Jarabulus explicaram que chegaram a este cessar-fogo para "deter o derramamento de sangue de inocentes (...) e o massacre da ocupação turca contra nosso povo".

Além disso, destacaram que "este acordo não significa a aceitação da ocupação turca de nenhuma forma", em referência à presença de tropas turcas em áreas sírias, que anteriormente estavam sob poder dos Conselhos Militares de Jarabulus e Manbij.

Por outra parte, informaram que a coalizão internacional busca que este cessar-fogo temporário se transforme em uma trégua permanente na região.

A Turquia interveio na Síria na semana passada para evitar que as forças curdas conectem seus domínios ao leste do Eufrates com o enclave de Afrin, ao oeste, o que lhes permitiria controlar uma importante faixa de território ao longo da fronteira turca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos