Topo

Duplo ataque contra comandantes militares no Iraque deixa 9 mortos

24/09/2016 05h47

Bagdá, 24 set (EFE).- Pelo menos nove civis iraquianos morreram e outros 23 ficaram feridos em um duplo atentado suicida com carro- bomba perpetrado neste sábado contra os principais comandantes da segurança na cidade de Tikrit, capital da Província de Saladino, no Iraque.

Uma fonte policial de Saladino disse à Agência Efe que o primeiro carro-bomba, conduzido por um suicida, teve como alvo o comboio do major-general Damen al Yaburi, que saiu ileso da explosão.

Este atentado ocorreu na região de Aquas, na entrada de Tikrit, cidade que fica a 170 quilômetros de Bagdá.

Poucos minutos depois, outro veículo explodiu durante a passagem da comitiva de Yasem al Yabara, chefe da comissão de segurança no Conselho provincial.

Nem Al Yabara nem seus guarda-costas ficaram feridos no ataque, segundo a fonte, afirmando que as vítimas eram transeuntes.

A fonte indicou que este duplo atentado foi precedido por outro contra um posto de controle do Exército iraquiano na cidade de Salam, ao norte de Tikrit, matando três soldados.

Os ataques acontecem dois dias depois que as forças iraquianas libertaram a cidade de Shirqat, último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em Saladino.

A situação em Tikrit estava calma desde sua libertação, no final de março de 2015, das garras do EI, quando em poucos dias ele conquistou grandes partes do Iraque.