Dono de barco que afundou com centenas de migrantes é detido no Egito

Cairo, 28 set (EFE).- As autoridades do Egito detiveram o dono da embarcação que naufragou na semana passada em frente ao litoral mediterrâneo do país com centenas de migrantes a bordo, informou nesta quarta-feira a agência de notícias oficial do país árabe, "Mena".

O diretor de polícia da província de Al Bahira, o general Alah Aldin Shauqui, disse em entrevista à imprensa que as forças de segurança também prenderam 15 tripulantes da embarcação naufragada.

Além disso, foram detidos os donos e a tripulação de dois barcos menores que foram utilizados para transferir os migrantes do litoral até a embarcação de maior tamanho, com a qual tinham a intenção de chegar à Europa.

Shauqui também informou sobre a detenção de dois traficantes, identificados como Attiyah e Neema, ambos pescadores de 31 e 37 anos, respectivamente. Além disso, o segundo deles teve uma soma de 120 mil libras egípcias (US$ 13.500) apreendida pelas autoridades.

O chefe de polícia, citado pela "Mena", detalhou que os detidos confessaram seu envolvimento no tráfico de pessoas e que a quantidade de dinheiro apreendida corresponde ao pagamento da viagem.

Ontem mesmo, a embarcação foi recuperada do mar e em seu interior foram encontrados outros 33 corpos, por isso o número de mortes no naufrágio subiu para 204.

Além disso, 160 pessoas salvaram a vida de centenas que se lançaram ao mar, cujo número exato ainda é desconhecido, mas que as autoridades e veículos de imprensa locais situaram em entre 400 e 600, a maioria deles egípcios e imigrantes de diferentes nacionalidades africanas.

Acredita-se que a embarcação se dirigia à Itália, para onde milhares de egípcios tentam emigrar de forma irregular todos os anos, um número que aumentou nos últimos meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos