Topo

Muito abalado, Bill Clinton é o 1º político a homenagear Shimon Peres

29/09/2016 10h05

Jerusalém, 29 set (EFE).- Visivelmente comovido, o ex-presidente americano Bill Clinton foi o primeiro líder mundial a fazer uma homenagem nesta quinta-feira perante o caixão do ex-presidente israelense Shimon Peres no parlamento de Israel.

Clinton chegou de manhã ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, próximo a Tel Aviv, e disse querer ir imediatamente a Jerusalém para se despedir de Peres, que morreu na noite de terça-feira, aos 93 anos, e cujo corpo será velado durante todo o dia para que toda a população possa dar o seu último adeus.

Acompanhado pelo chefe do Estado de Israel, Reuven Rivlin, e o presidente da Câmara, Yuli Edelstein, Clinton se aproximou emocionado do caixão. Ele foi a primeira personalidade a fazer isso, após uma breve cerimônia esta manhã que não teve discursos e na qual Rivlin, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, Edelstein e o líder da oposição, Isaac Herzog, colocaram flores ao lado do caixão, coberto por uma bandeira de Israel.

Após o breve ato, vários políticos, assessores e pessoas próximas a Peres tiveram a oportunidade de se despedir antes de o espaço ser aberto à população.

A Polícia fez um esquema de segurança especial com 8 mil policiais em diversos pontos de Jerusalém para garantir que os atos de homenagem aconteçam sem incidentes, conforme informou a porta-voz da corporação Luba Samri. Além disso, o governo disponibilizou transporte gratuito a partir de alguns pontos da cidade e de cidades vizinhas para facilitar o acesso das pessoas à capital israelense.

Muitas ruas estão fechadas para o trânsito e a circulação de carros na principal estrada que liga Tel Aviv a Jerusalém está proibida para agilizar a chegada das delegações internacionais que devem comparecer ao sepultamento amanhã no cemitério do Monte Herzl.

Os serviços de segurança de Israel prepararam um dispositivo para o funeral mais blindado da história do país e para garantir o deslocamento dos líderes, além da aterrissagem e decolagem das aeronaves que em poucas horas será de mais de 120 aviões.