Topo

Papa Francisco chega a Tbilisi, 1ª etapa de viagem à Geórgia e Azerbaijão

30/09/2016 08h41

Tbilisi, 30 set (EFE).- O papa Francisco chegou nesta sexta-feira a Tbilisi, capital da Geórgia, na primeira etapa de uma viagem que o levará também ao Azerbaijão.

O avião que levava Francisco aterrissou no aeroporto internacional de Tbilisi às 15h local (8h, em Brasília), onde várias pessoas aguardavam com bandeiras vaticanas.

No local, Francisco foi recebido pelo presidente da Geórgia, Giorgi Margvelashvili, e sua esposa, além do presidente do parlamento, David Usupashvili, e do patriarca da Geórgia, Elías II.

Após deixar o aeroporto, Francisco se dirigiu rumo ao palácio presidencial, para realizar uma visita de cortesia a Margvelashvili a sós e depois assistir a uma recepção com 300 personalidades políticas, da sociedade civil, religiosa e o corpo diplomático.

No caminho, um pequeno grupo de ortodoxos se manifestou com cartazes de "o Papa não é bem-vindo na Geórgia" em protesto pelo que consideram uma viagem proselitista para "expandir doutrinas errôneas".

Às 16h40 local (9h40, em Brasília) o papa se dirigirá ao patriarcado, onde se reunirá com Elías II e mais tarde, na última reunião do dia, encontrará com assírios-caldeus na igreja caldéia de São Simón Bar Sabbae.

No centro de Tbilisi e suas principais avenidas, como a Rustaveli, tremulam bandeiras georgianas e do Vaticano por ocasião da visita papal.