Topo

Vários embriões são destruídos por blecaute após tempestade na Austrália

30/09/2016 00h29

Bangcoc, 30 set (EFE).- Uma clínica particular na Austrália teve que destruir embriões prontos para transplante devido ao blecaute causado pelas tempestades que afetaram os últimos dois dias o estado da Austrália do Sul, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

O fato aconteceu no centro de fertilidade Flinders de Adelaide, capital deste estado, que na quarta-feira ficou várias horas sem fornecimento de energia elétrica devido ao temporal.

O ministro estadual de Saúde, Jack Snelling, disse à emissora "ABC" que 12 pacientes foram afetados pela perda destes embriões, cujo número total não detalhou.

Segundo Snelling, a clínica teve que destruí-los devido aos danos que sofreram, depois que o sistema de geradores falhou uma hora após ser ativado com o blecaute.

Em comunicado, a clínica lamentou a "catastrófica falha elétrica" e a "situação devastadora" que representa para os afetados, aos quais ofereceu repetir o tratamento sem custo adicional.

Várias regiões do estado continuam hoje sem energia elétrica, que foi cortada devido a um sistema de baixas pressões que afetou esta área do país com ventos de até 140 km/h e a descarga de mais de 80 mil raios, além de fortes chuvas.

Os serviços estaduais de emergências emitiram várias alertas por risco de inundações em zonas próximas a rios deste estado, enquanto o serviço meteorológico cancelou o alerta por mau tempo uma vez passado o temporário.