Vulcão no Japão registra sua primeira erupção em 36 anos

Em Tóquio

  • Kyodo via Reuters

O Monte Aso, vulcão situado no sudoeste do Japão e um dos mais ativos do país, registrou neste sábado (8) sua primeira erupção explosiva em 36 anos, sem que o fenômeno causasse danos graves ou afetasse o transporte, de acordo com informações da Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

O vulcão de 1.562 metros de altitude começou a entrar em erupção durante a madrugada e cuspiu cinzas a uma altura de até 11 mil metros. A JMA elevou o nível de alerta do 2 ao 3 (em uma escala de 5), por isso aconselha não se aproximar ao Monte Aso e alerta para o perigo de deslizamentos de terra.

Não há informações sobre danos na infraestrutura ou feridos nas imediações do Monte Aso, situado no coração da Província de Kumamoto, embora algumas ruas tenham amanhecido cobertas por finas camadas de cinza.

As províncias de Kumamoto e Oita sofreram em abril os piores terremotos que atingiram o Japão desde o desastre de março de 2011. No entanto, os especialistas desconhecem se estes tremores que deixaram 49 mortos e milhares desabrigados, afetaram de alguma maneira o Monte Aso.

A última vez que este vulcão registrou uma erupção explosiva foi em janeiro de 1980.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos