Duplo atentado deixa 9 mortos no nordeste da Nigéria

Abuja, 29 out (EFE).- Pelo menos 9 pessoas morreram neste sábado e mais de 20 ficaram feridas em um duplo atentado suicida perto de um campo de deslocados internos na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, alvo frequente do grupo terrorista Boko Haram, segundo informações da imprensa local.

A primeira explosão aconteceu por volta das 7h (hora local) nas proximidades do acampamento de Bakassi e, 30 minutos depois, os terroristas detonaram uma segunda bomba perto da região, segundo relatos de várias testemunhas.

A Agência Nacional de Gestão de Emergências nigeriana (NEMA) detalhou pela rede social Twitter que nove pessoas perderam a vida no duplo atentado, enquanto 24 ficaram feridas e foram evacuadas a vários hospitais.

Tudo indica que os terroristas suicidas, supostos integrantes do Boko Haram, detonaram os explosivos nos arredores do campo de deslocados Bakassi, um dos maiores da região, com o objetivo de ter acesso ao interior, segundo a imprensa local.

Maiduguri, a capital do estado de Borno, é uma das cidades mais afetadas pela insurgência dos jihadistas, que no dia 12 de outubro mataram oito pessoas em um atentado com carro-bomba perpetrado na cidade.

O grupo terrorista sofreu várias derrotas desde que no ano passado Nigéria, Chade, Camarões e Níger decidiram criar uma força multinacional para coordenar uma ofensiva ao redor do lago Chade, região fronteiriça dos quatro países.

No entanto, nas últimas semanas o grupo voltou a realizar vários ataques no nordeste da Nigéria, onde luta para instaurar um estado de linha radical islâmica.

Nos mais de seis anos que já dura o conflito, os jihadistas assassinaram mais de 12 mil pessoas, segundo estimativas governamentais - embora outras fontes elevem este número para mais que o dobro - e obrigaram mais de 2,5 milhões de pessoas a fugirem de seus lares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos