Topo

Espanha reforça laços com Cazaquistão por participação na Expo Astana 2017

28/11/2016 16h04

Madri, 28 nov (EFE).- O vice-ministro de Economia cazaque, Timur Zhaxylykov, e a secretária de Estado de Comércio espanhola, María Luisa Poncela, se reuniram nesta segunda-feira em Madri e destacaram as boas relações comerciais entre ambos os países.

A cooperação bilateral cazaque-espanhola será reforçada, segundo destacaram Zhaxylykov e María Luisa, pela participação da Espanha na Expo de Astana 2017 que começará em junho.

"Para ajudar às empresas espanholas, estamos negociando a abertura de sete voos semanais entre a península e o Cazaquistão durante a Expo", explicou Zhaxylykov.

Durante o Conselho Empresarial Cazaquistão-Espanha, o vice-ministro cazaque ressaltou a oportunidade de negócio que representará para as empresas espanholas a realização do evento.

"Este conselho é uma clara mostra do interesse da Espanha no mercado cazaque", ressaltou ela em seu discurso durante o encontro na Câmara de Comércio.

Após a abertura do conselho empresarial, os representantes de ambos os países se dirigiram à Comissão Mista Intergovernamental Hispânico-cazaque de Cooperação Econômica e Industrial.

Durante a reunião, realizada no Ministério de Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, Zhaxylykov e María Luisa assinaram um protocolo de cooperação bilateral.

"Tratamos de temas como agricultura, turismo, transporte, energia e economia e assinamos um protocolo de cooperação que dá as bases para as futuras relações entre ambos os países", disse Khaxylykov à Agência Efe.

Por sua vez, ela ressaltou que após a confirmação da participação espanhola na Expo de Astana, a "Espanha tem firmes disposição e compromisso para que esta seja um sucesso".