Ministério Público alemão confirma morte de Amri em Milão

Berlim, 23 dez (EFE).- O Ministério Público Federal da Alemanha confirmou nesta sexta-feira a morte do tunisiano Anis Amri, suposto autor do atentado cometido na segunda-feira em Berlim, em um tiroteio ocorrido durante um controle policial de rotina em Milão (Itália).

O procurador Peter Frank informou em um comparecimento perante os veículos de imprensa que as impressões digitais da pessoa baleada em Milão correspondem com as facilitadas pelas autoridades alemãs, que foram achadas na cabine do caminhão que invadiu o mercado de rua natalino.

No entanto, Frank advertiu que as investigações em torno do caso do suposto jihadista seguem adiante, centradas agora na busca de uma possível rede de cúmplices ou colaboradores que teriam lhe emprestado dinheiro e/ou fornecido vias de escape.

É transcendental estabelecer "se na preparação, realização do atentado ou na fuga" houve uma "rede de ajudantes" ou "cúmplices" que prestaram apoio ao jihadista, acrescentou o procurador.

Além disso, considerou importante comprovar se a arma usada por Amri no tiroteio em Milão é a mesma que foi utilizada para matar o motorista do caminhão, de nacionalidade polonesa.

Um terceiro elemento que está sendo investigado é constatar qual foi a via de escape do suposto terrorista, que segundo veículos de imprensa italianos, fugiu através da França.

Por sua vez, o Escritório de Investigação Criminal (LKA) de Berlim indicou que supostas imagens divulgadas hoje de Amri não são na realidade do principal suspeito do atentado de Berlim.

Trata-se da gravação de uma câmera de segurança na qual situava o suposto islamita, na terça-feira de manhã, oito horas depois o ataque, diante de uma mesquita de Berlim conhecida por acolher círculos radicais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos