Andy Murray e Victoria Beckham são condecorados por Elizabeth II

Londres, 30 dez (EFE).- O tenista britânico Andy Murray, atual número um do mundo, e a estilista Victoria Beckham foram condecorados nesta sexta-feira pela rainha Elizabeth II.

O escocês, nomeado "Cavaleiro do Império Britânico", e a ex-Spice Girl foram incluídos na lista oficial divulgada neste final de ano pela soberana, com os reconhecimentos dados a personalidades que se destacaram em diferentes áreas.

A agora estilista Victoria Beckham, de 42 anos, foi condecorada com a "Ordem do Império Britânico" por sua influência na indústria da moda.

Ela foi alçada à fama pela primeira vez em 1990, ao integrar o grupo pop Spice Girls.

Murray, de 29 anos, conquistou este ano seu segundo título em Wimbledon - o torneio na grama mais prestigiado do mundo - ao vencer Milos Raonic e, após uma grande temporada, arrebatar o número um da classificação mundial de tênis do sérvio Novak Djokovic.

O tenista escocês, que também se tornou pai pela primeira vez em 2016, já havia recebido em 2012 outra distinção da rainha, a medalha da Ordem do Império Britânico.

Nessa ampla lista de honras de 2016 foi incluído o tetracampeão olímpico Mo Farah, que nas Olimpíadas do Rio de Janeiro defendeu seus títulos nas categorias dos 5 mil e 10 mil metros, se tornando o primeiro atleta britânico a ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas.

O atleta de 33 anos e origem somali afirmou estar "muito feliz" por ser condecorado com "essa incrível honra", concedida pelo país que considera seu "lar desde os oito anos".

"Olhando para a criança que chegou da Somália, sem falar nada de inglês, nunca poderia ter imaginado que um dia estaria aqui. É um sonho que se tornou realidade", comentou Farah.

A lista, composta em sua maioria por cidadãos anônimos que trabalham para suas comunidades, também inclui a heptatleta Jessica Ennis-Hill e a remadora Katherine Grainger, ambas aposentadas após participarem da Rio 2016, e nomeadas "Damas do Império Britânico".

O sistema britânico de condecorações, entregue por Elizabeth II a partir das sugestões do governo - que recebe recomendações de uma comissão que examina pedidos públicos, pretende "reconhecer pessoas que tiveram conquistas na vida pública e se comprometeram a servir e ajudar o Reino Unido", de acordo o comunicado do governo.

São seis categorias de condecorações, dadas a centenas de pessoas indicadas anualmente em duas listas, a de Natal em dezembro e a do aniversário da rainha, em junho.

São os títulos de Companheiro de Honra, entregues somente a 65 pessoas; "dama" ou "cavaleiro" - com acesso à Câmara dos Lordes; Comandante da Ordem do Império Britânico; Oficial da Ordem do Império Britânico; Membro da Ordem do Império Britânico e a Medalha do Império Britânico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos