Topo

Jovem acusado de planejar atentado com explosivos é detido na Alemanha

23/02/2017 11h06

Berlim, 23 fev (EFE).- As autoridades da Alemanha informaram nesta quinta-feira a detenção de um jovem alemão de 26 anos, membro de círculos salafistas e suspeito de preparar um atentado, depois que agentes encontraram em sua casa materiais e produtos químicos suscetíveis de serem usados para a fabricação de artefatos explosivos.

Em comunicado conjunto, a Procuradoria de Celle (norte) e a polícia de Gotinga, explicaram que o homem confessou em uma primeira declaração que tinha planejado uma emboscada a policiais e soldados para depois matá-los com uma bomba de fabricação caseira.

Segundo as autoridades alemãs, o acusado, detido desde ontem na prisão Rosdorf, é suspeito de preparar um atentado contra a segurança do Estado e de conduzir substâncias explosivas (peróxido de acetona) sem autorização.

No último dia 9 de fevereiro, a polícia dessa mesma cidade informou da detenção de dois suspeitos de 27 e 22 anos de nacionalidade argelina e nigeriana, respectivamente, em cujas casas foram apreendidas armas, munição e bandeiras com símbolos da organização terrorista Estado Islâmico (EI).

Perante a falta provas que confirmassem planos detalhados de um atentado, não houve abertura de um processo penal, mas foi ditada uma ordem de deportação para ambos.

Segundo indicou um porta-voz do Ministério do Interior do estado federado da Baixa Saxônia, citado pela imprensa local, a expulsão foi suspensa após os dois homens apresentarem um recurso.

Eles continuam presos preventivamente até que o Tribunal Federal Administrativo em Leipzig se pronuncie sobre sua apelação.