Topo

Impacto de míssil mata 2 civis em cidade do norte do Iêmen

24/02/2017 15h58

Sana, 24 fev (EFE).- Pelo menos dois civis morreram e outros nove ficaram feridos em decorrência do impacto de um míssil balístico tático na cidade de Marib, ao nordeste da capital do Iêmen, Sana, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte de segurança.

O míssil destruiu um restaurante, situado no centro de um bairro residencial que o exército leal ao presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, usava como base militar na região, detalhou a fonte.

Além disso, afirmou que o míssil é de tipo Tochka de fabricação russa e foi lançado pelos rebeldes houthis contra seus inimigos, que controlam a província petrolífera de Marib.

Os rebeldes costumam lançar este tipo de mísseis contra Marib, mas o sistema antimísseis da coalizão árabe - que intervém no Iêmen a favor do governo - consegue repelir a maior parte dos ataques.

O conflito no Iêmen explodiu quando os rebeldes houthis ocuparam em setembro de 2014 a capital e outras províncias do norte e do centro do país, após o que o governo iemenita se transferiu à cidade meridional de Áden.

A guerra se intensificou em março de 2015, quando a coalizão militar integrada por países sunitas e respaldada pelos Estados Unidos interveio diretamente no Iêmen a favor das forças leais ao presidente Hadi, o único reconhecido pela comunidade internacional. EFE

ja/rsd