Malásia emite mandado de prisão contra funcionário de aérea norte-coreana

Em Bancoc

  • Vincent Thian/ AP

    Carro do corpo diplomático deixa a Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, na Malásia

    Carro do corpo diplomático deixa a Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, na Malásia

A polícia da Malásia emitiu nesta sexta-feira (3) um mandado de prisão contra um funcionário da companhia aérea norte-coreana Air Koryo para interrogatório em relação à morte de Kim Jong-nam, irmão do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, no mês passado, em Kuala Lumpur.

As autoridades também solicitam o testemunho do segundo secretário da embaixada norte-coreana na Malásia, que possui imunidade diplomática, disse o chefe da polícia, Khalid Abu Bakar, à agência estatal "Bernama".

Os dois foram vistos no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, se despedindo de quatro norte-coreanos, suspeitos de terem planejado o ataque com um potente agente tóxico contra Kim Jong-nam.

Os suspeitos fugiram no mesmo dia do crime, com destino a Pyongyang, segundo fontes da inteligência sul-coreana. A Malásia solicitou ajuda da Interpol para tentar localizá-los.

A Justiça da Malásia indiciou na última quarta-feira duas mulheres, a indonésia Siti Aisha e a vietnamita Doan Thi Huong, acusadas de terem envenenado o norte-coreano com o "agente nervoso VX", que o matou minutos depois.

A polícia local considera que as duas mulheres foram recrutadas para cometer o assassinato pelos quatro norte-coreanos foragidos, enquanto elas alegam que foram contratadas para fazer uma brincadeira com a vítima.

O único norte-coreano detido durante a investigação do crime, Ri Jong Chol, foi libertado hoje, por conta da ausência de provas, e foi levado para a sede do departamento de imigração, de onde deve ser deportado ao longo do dia, por não estar com seus documentos em dia.

Câmera de segurança mostra o ataque a Kim Jong-nam no aeroporto

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos