Autoridades encontram 136 corpos de civis sob escombros no oeste de Mossul

Mossul (Iraque), 23 mar (EFE).- Pelo menos 136 corpos foram localizados sob os escombros de edifícios bombardeados no oeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, informou nesta quinta-feira à Agência Efe o diretor da Defesa Civil da região, Mohammed al Yauari.

O chefe dos serviços de emergência da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, detalhou que as equipes de resgate recuperaram de debaixo dos escombros mais da metade dos corpos, entre os quais há crianças e mulheres.

Al Yauari explicou que as vítimas foram achadas no bairro de Mossul al Yadida (Novo Mossul), no sudoeste da cidade, arrebatada recentemente do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) pelas forças iraquianas dentro de sua ofensiva.

O diretor do organismo acrescentou que uma equipe da Defesa Civil chegou da capital iraquiana, Bagdá, para ajudar os funcionários de Mossul, que estão contando com a colaboração da prefeitura e das famílias das vítimas.

As forças conjuntas iraquianas - unidades do exército e da polícia federal e outros corpos especiais - lançaram a ofensiva sobre o oeste de Mossul no último dia 19 de fevereiro e desde então recuperaram mais de 50% de seu território, enquanto a parte oriental da cidade foi reconquistada no final de janeiro.

A luta na parte ocidental está sendo mais encarniçada devido ao fato de que é o último bastião dos extremistas, que não têm via de escape, assim como pela alta densidade de população.

A aviação iraquiana e a da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos estão bombardeando as zonas do oeste de Mossul para abrir passagem para as tropas terrestres e realizaram um destacado número de ataques nesta fase da ofensiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos